VAI DE CENTRO AO CENTRO | UM ENCONTRO EM RODA NA VIDIGUEIRA

A Biblioteca Municipal Doutor Palma Caetano, em Vidigueira, vai receber no próximo dia 28 de setembro, quarta-feira, pelas 18 horas, a iniciativa “Vai de Centro ao Centro”, um projeto Chão Nosso, financiado pela AMCAL | Associação de Municípios do Alentejo Central.


Neste final de tarde, marca-se encontro para sentar em roda, partilhando contos, cantigas e memórias com as idades maiores, numa troca de saberes em torno da oralidade e do património imaterial.


Celina da Piedade, Ana Santos e Cristina Taquelim prepararam uma sessão construída a partir de repertório de tradicional oral e servirão como convite à partilha das expressões do imaterial ainda ativa na memória dos presentes.

Ana Santos Ana Santos é compositora e instrumentista. Estudou Arqueologia na Universidade de Évora, mas foi na área de Musicologia que se licenciou e é Mestre em Estudos Artísticos pela Universidade de Coimbra. Atualmente dedica-se ao estudo da música árabe, tendo como mentores os violinistas Naseem Dakwar e Layth Sidiq. Tem colaborado com orquestras, espetáculos de teatro e dança, contadores de histórias, Grupos Corais Alentejanos, coletivos de Forró e diversos nomes como Couple Coffee, Celina da Piedade, Dino dSantiago, Rodrigo Leão, Sam the Kid, Sherine Tohamy, Uxía, entre outros. Contribui assiduamente com artigos para a Agenda Cultural de Mértola e outras publicações periódicas. É responsável pelo podcast Registos do Tempo e colabora como compositora/sonoplasta para o programa radiofónico "Terra que Conta".

Celina da Piedade Celina da Piedade é música, compositora e investigadora.No ano de 2000 inicia a sua colaboração musical com Rodrigo Leão. A esta partilha acrescentam-se outras, como instrumentista e compositora: Mayra Andrade, Uxia, Ludovico Einaudi, Kepa Junkera, Samuel Úria, António Chainho, Homens da Luta, entre muitos outros, para além do trabalho em nome próprio. É membro fundador do projeto Uxu Kalhus, de Tais Quais e de outros no universo folk e tradicional, desenvolvendo também trabalho como mediadora cultural e dedicando-se ativamente ao estudo e divulgação do património imaterial alentejano, colaborando com cantadores, grupos corais e entidades locais.

Cristina Taquelim Cristina Taquelim (Lagos, 1964) Mediadora de leitura | Contadora de histórias | Bibliotecária | Lic. em Psicologia| Trabalhou durante 30 anos em leitura pública ao serviços Biblioteca Municipal de Beja. Desenvolve projetos de intervenção comunitária a partir da memória e da palavra.

Top